-
Arquitetos: Driss Kettani, Mohamed Amine Siana, Saad El Kabbaj
- Área: 6883 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Escola Superior de Tecnologia de Guelmim é parte da política de desenvolvimento de instituições acadêmicas nas regiões do sul de Marrocos.
O programa do projeto exigia: anfiteatro, salas de aula, oficinas, laboratórios, administração, biblioteca, salas de professores e funcionários.
O ponto de partida foi o de fornecer uma arquitetura forte e contemporânea, inspirada no contexto em que ela ocorre. O desafio foi recriar um certo humor, uma certa escala com ferramentas modernas e vocabulário arquitetônico.
Assim, a arquitetura joga com o contraste entre o interior e o exterior. Os vários edifícios estão implantados ao longo de um eixo norte-sul através de um caminho parcialmente coberto, e são organizados em formas de L ou com jardins interiores.
Esta organização colabora com a legibilidade e clareza das diversas entidades do projeto, mantendo um conjunto de escalas adaptadas à diversidade do programa.
Da mesma forma, uma reflexão sobre a qualidade térmica resulta de uma orientação projetual. Opta-se por proteção nas aberturas e cobertura vegetal.
Por fim, o projeto assume uma certa teatralidade e uma certa seriedade que atenda a solenidade inerente às instituições educacionais.